A dinâmica comercial tem exigido das grandes empresas a capacidade de aliar a logística, com um gerenciamento ajustado as peculiaridades locais ou regionais. Para adaptar-se a esse contexto, o contrato de franquia, passou a se desdobrar na pessoa do
O máster franqueado comprove a exploração ou a conceder todos os direitos de uso do nome da franquia, a outros empreendedores interessados em adquirir unidades da rede que ele legalmente representa.
De acordo com o advogado especialista em legislação de franchising, Luiz Felizardo Barroso, o contrato de máster franchising é o estabelecido entre o franqueador e um subfranqueador (denominado máster franqueado), que tem por finalidade o desenvolvimento, por parte do segundo, de uma rede de unidades, que cubra grandes áreas territoriais, como um país inteiro ou parte dele.
Normalmente o máster fraqueado aparece em contratos internacionais. É o que vem explorando a rede de fotodepilação inteligente D’pil. A franqueadora começamos sua expansão na América Latina levando a marca para a Colômbia, Argente e Paraguai e buscando empreendedores internacional para esse desafio.
“Participamos na FANYF (Feira Andina de Negócios e Franquias), que ocorreu em Bogotá em junho de 2010. Agora estamos nos preparando para entrar no Paraguai através de um Máster e logo continuar expandindo para o Uruguai, Chile, México, entre outros mercados latinos. Em seguida nossa estratégia é seguir para o EUA e também para a Ásia, com foco no mercado chinês”, destaca o diretor da rede Danny Kabiljo.
A importância da presença de um máster franqueado na expansão das redes franqueadores é destacada pela Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro. De acordo com a entidade, o subfranqueador pode proporcionar uma contraprestação financeira periódica ao franqueador, pode montar uma unidade-piloto para auxílio na comercialização do pacote de franquia nos aspectos inerentes à formatação e modo de operação do máster. O máster franqueado atuará, portanto, como um verdadeiro franqueador, na região em que as redes de franquias pretendem atingir.